Skip to content

O que é RPG?

O RPG (Role Playing Game) é um jogo de interpretação e imaginação onde os jogadores assumem o papel de personagens e criam histórias colaborativamente. O grupo é composto pelos jogadores e por um mestre (ou narrador), as atitudes e reações do personagem de cada participante são escolhidas exclusivamente pelos participantes e o resultado das ações dos personagens e suas conseqüências são definidas pelo narrador. A única exceção a esta regra são os personagens que fazem parte da história, mas não são representados pelos ouvintes. Estes personagens ficam aos cuidados do próprio narrador.
É possível contar histórias (ou aventuras) que se passam em qualquer lugar e época (cenário) mesmo que não existam no mundo real.
Ao contrário do contar histórias tradicional, no RPG, cada um dos ouvintes representa um personagem que faz parte da história que está sendo contada pelo narrador e interfere em seu desenvolvimento.

o_que_e_rpg
Exemplo de Jogo:
O narrador diz aos ouvintes: “…somente o brilho da lua ilumina a noite, quando cruzam a rua sul, vocês ouvem um grito de socorro; um grito de mulher. O que vocês fazem?

Um dos ouvintes diz: “Eu me aproximo e olho para ver o que está acontecendo!

O narrador diz: “No meio do quarteirão da rua você vê um vulto de costas, um sujeito alto e muito forte, ele está curvado e segurando alguém.

O ouvinte diz: “Eu começo a correr na direção dele e grito para ele parar!”;

O narrador diz: “Quando você grita, ele se vira lentamente e solta o corpo de uma mulher que parece estar desmaiada. Enquanto ele se vira, você vê algo brilhar em sua mão direita, o que você faz?

E a história segue assim…
______________________________________________________________________

E Quem Vence O Jogo?
Na verdade, no RPG todos ganham, o objetivo de cada aventura é superar os desafios e quando os jogadores conseguem fazer isso, eles ganham pontos de experiência e histórias na vida de seu personagem. Ninguém joga contra ninguém, todos jogam em conjunto onde o objetivo maior é a diversão!
Geralmente são utilizados dados, fichas e livros para o RPG, existem centenas de sistemas de regras para se jogar. O principal é usar a imaginação, mas alguns tabuleiros e miniaturas podem ajudar.
E o que se pode fazer em um jogo? Cada jogador tem a liberdade para criar o seu personagem seguindo limitações pelo sistema de regras (alguns são mais realistas e outros permitem personagens poderosos como heróis de histórias em quadrinhos). Mas o que um personagem pode fazer dentro de um jogo? Praticamente tudo o que se pode fazer na vida real e além, é só utilizar a imaginação, mas também o seu personagem não poderá sair voando por aí, se não possuir esta habilidade, ou se as regras não permitirem.

miniaturas_mesa_rpg

Os Jogadores
Como já dito antes, cada jogador é livre para criar e interpretar o seu personagem numa aventura. Ele quem diz as ações, atitudes e falas de seu personagem e também deve interpretar a personalidade, pensamentos e sentimentos. Por exemplo, se ele faz um personagem que tem fobia de fogo, ele deve representar esse medo quando passar por uma situação onde seu personagem esteja próximo ao fogo.

O Mestre
O mestre narra e comanda a aventura, propõe o desafio que deve ser enfrentado pelos outros jogadores, mas não joga contra eles. O mestre descreve o cenário da aventura, diz o que acontece nesse mundo em si e também controla os outros personagens, armadilhas, monstros e inimigos que enfrentam os personagens dos jogadores. A palavra final é do mestre e não deve ser questionada, tudo o que ele diz se torna real no mundo imaginário do jogo, mas ele deve ter bom senso e conhecer as regras ao tomar atitudes. Atuar como mestre envolve escrever, ensinar, interpretar, estabelecer regras, resolver disputas e facilitar a interação. Ser mestre é trabalhoso, manter uma sessão de jogo divertida para todos não é fácil e depois você vai acabar descobrindo que passa mais tempo criando/preparando as aventuras do que efetivamente jogando. Inventar personagens, ambientes, intrigas e desafios interessantes para apresentar aos amigos pode ser um ótimo exercício de criatividade. Mas no final, tudo isso é muito gratificante.

o_que_e_dnd

Dungeons & Dragons
Em registros oficiais, o Role Playing Game surgiu no ano de 1974.
Impossível falar sobre RPG sem falar em Dungeons & Dragons, o primeiro e mais famoso jogo criado por Gary Gygax e Dave Arneson.
O sistema deu origem ao gênero e definiu os padrões para a interpretação da fantasia . O D&D é um jogo de imaginação, onde você participa de aventuras fabulosas e missões arriscadas assumindo o papel de um herói – um personagem criado por você. Seu personagem pode ser um guerreiro musculoso ou um ladino perspicaz, um clérigo dedicado ou um mago poderosíssimo. Ao lado de alguns amigos de confiança, ele irá explorar ruínas e masmorras repletas de monstrons em busca de riquezas e glória. O sistema oferece uma infinidade de possibilidades e escolhas quase infinitas – mais variadas e abrangentes que as possibilidades do mais sofisticados jogos de computador – uma vez que seu personagem poderá fazer qualquer coisa que você conseguir imaginar.

O RPG além de divertido, desenvolve a criatividade e a imaginação, a leitura e a escrita.
______________________________________________________________________
Leia também: Como Começar a Jogar RPG?

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: