Skip to content

Guia Rápido para Criação de Personagens [D&D 5E]

maio 19, 2015
tags:

D&D 5E

Saudações pessoal! Para auxiliar jogadores iniciantes, resolvi criar este guia de como criar o seu personagem de D&D 5ª edição passo-a-passo:

1. Escolha uma raça (e sub-raça)!*
Dwarf (Hill Dwarf  ou  Mountain Dwarf);
Elf (High ElfWood Elf  ou  Drow);
Halfling (Lightfoot  ou  Stout);
Gnome (Forest Gnome  ou  Rock Gnome)
HumanDragonbornHalf-ElfHalf-OrcTiefling.

2. Escolha uma classe!*
Barbarian
Bard
Cleric
Druid
Fighter
Monk
Paladin
Ranger
Rogue
Sorcerer
Warlock
Wizard

*Essas são as opções disponíveis no Player’s Handbook. E você ainda pode encontrar mais nos suplementos online gratuitos no site da WotC.

Anote tudo na ficha: hit dice, proficiências, características e ou magias, skills, saving throws, etc…

3. Determine seus pontos de habilidades!
Strength, Dexterity, Constitution, Intelligence, Wisdom e Charisma.

Escolha uma maneira para isto em acordo com o mestre:
A) Distribua o conjunto básico: 15, 14, 13, 12, 10, 8.
B) Role 4d6 e mantenha a soma dos 3 dados mais altos para cada habilidade.
C) Adote o sistema de compra de pontos (27 pontos totais).

Independentemente, não esqueça de aplicar os modificadores de acordo com sua raça.

4. Descreva o seu personagem!
Crie o background (ou adote um exemplo do livro) e defina alinhamento, ideais, vínculos e fraquezas do seu personagem.

5. Escolha o seu equipamento!
Sua classe e background definem seu equipamento inicial, você também pode gastar algumas peças de ouro para comprar itens extras; além disso, você ainda tem acesso a um “trinket” sem custo adicional.

Aqui você já terá definido também a AC (ou CA – classe de armadura do seu personagem).

6. Reúna o grupo!
Pronto! O seu personagem está pronto! Agora observe os personagens dos outros jogadores do grupo e tentem juntos, criar uma história bem bacana para reunir todos em um objetivo comum. O mestre também irá auxiliá-los. A diversão começa agora!

Ver também: Resumo de Todas as Raças e Classes de Personagem

Anúncios
22 Comentários leave one →
  1. Diego Bastet permalink
    maio 19, 2015 11:29 am

    Você pode linka-las aos segredos de alancia também; tem elas pra conferência simples.

  2. maio 19, 2015 11:53 am

    Reunir o grupo tem sido o mais difícil.

  3. Alessandro Guarita permalink
    maio 19, 2015 1:05 pm

    Distribuição de atributos está errada. Está com dois 15, sendo que o segundo maior valor é 14

  4. maio 25, 2015 10:07 pm

    Simples e rápido.

  5. Anônimo permalink
    junho 9, 2016 1:44 pm

    como jogar no roll20.net, tem algum lugar mostrando como joga?

  6. João permalink
    outubro 2, 2016 9:09 pm

    Alguém cria um personagem de DeD para mim ? ( não faço a mínima ideia de como fazer isso )

  7. Eduardo permalink
    dezembro 1, 2016 6:17 pm

    To me esforçando mais até agora não entendi nada

  8. Juliana permalink
    abril 6, 2017 3:58 pm

    Como colocar os pontos de atributos?
    Quantas armas posso escolher?
    Alguem me ajuda 😅

    • abril 10, 2017 3:00 pm

      Juliana, distribua os valores “15, 14, 13, 12, 10, 8” entre os atributos “Força, Destreza, Constituição, Sabedoria, Inteligência e Carisma” (você escolhe a ordem). As armas estão descritas nas páginas que descrevem as classes (depende qual você escolheu).

  9. Vasco Manuel permalink
    julho 2, 2017 5:47 pm

    Como definir os pontos de vida

    • julho 3, 2017 3:39 pm

      Os PVs (ou Pontos de Vida) são definidos pelo dado de vida da classe do seu personagem. Todas as instruções para criação do seu personagem estão no Player’s Handbook! 😉

  10. Kevin felix permalink
    julho 5, 2017 11:03 pm

    Como eu sei quais são meu modificadores?

    • julho 6, 2017 8:49 am

      04-05: -3
      06-07: -2
      08-09: -1
      10-11: +0
      12-13: +1
      14-15: +2
      16-17: +3
      18-19: +4
      20-21: +5

      • Kevin felix permalink
        julho 6, 2017 9:17 am

        Obrigado , outra coisa quando up de level eu uso minha constituição em todos os stast , strength e etc ?

      • Kevin felix permalink
        julho 6, 2017 9:18 am

        Obrigado , outra coisa quando up de level eu uso minha constituição em todos os stats , strength e etc ?

  11. julho 6, 2017 4:24 pm

    @Kevin felix, o bônus de Constituição é somado apenas aos seus PVs.

Deixe o seu comentário!