Skip to content

WotC Não Permitirá a Tradução do D&D 5E

dezembro 19, 2014
tags:

D&D LogoOk, acalme-se! não é uma notícia oficialmente divulgada pela própria Wizards of the Coast, porém, foi publicado no site da Hobby Japan (editora licenciada do D&D 3ª e 4ª edições – versão japonesa) neste link. [Clique aqui para ler a tradução em inglês.]

Resumindo: a notícia diz que a WotC não liberará uma licença para tradução do D&D Next (5E), sendo assim, eles não poderão produzir uma versão japonesa do RPG.
O pior: não somente japonesa, mas para todas as regiões “non-English”.

Pelo menos uma boa notícia: a tradução está nas mãos de fãs e muito material do Basic D&D já pode ser encontrado gratuitamente em grupos do Facebook como o D&D Next (Brasil).

OBS: Caso você esteja esperando uma tradução para adquirir a nova edição em PT-BR, reveja seus conceitos. Faça já sua matrícula numa escola de inglês ou fique nas mãos de fãs brasileiros…

Minha opinião: Pode ser que isso não passe de um rumor ou que a WotC volte atrás, mas caso seja verdade, a empresa estará “dando um tiro no pé” se limitando a não vender fora do seu território. Isso poderá afetá-la MUITO no futuro.

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. dezembro 19, 2014 9:56 am

    Não liberar a licença para tradução não significa que não haverá uma tradução. Vide Magic The Gathering, da mesma editora, que não libera licença e tem em trocentos idiomas

    • Edu Trevisan permalink*
      dezembro 19, 2014 10:13 am

      Valeu pelo comentário BIG!
      Que Bahamut te ouça!

  2. Nicolas permalink
    dezembro 19, 2014 10:05 am

    Pra quem buscou um pouco mais, viu que a Wizards tá com a ideia de lançar a tradução pra todas as línguas juntas – por isso eles não estão liberando licença de tradução assim fácil. Não lembro quem em especial disse, mas devido à ambição da ideia eles estão planejando com muito cuidado isso pra dar certo.

    • Edu Trevisan permalink*
      dezembro 19, 2014 10:14 am

      Valeu pelo comentário Nicolas!
      Você poderia compartilhar essas fontes com a gente hein!
      E que Bahamut te ouça!

  3. Cristiano Lagame permalink
    dezembro 19, 2014 12:49 pm

    No grupo do Facebook que indicou tem inclusive os livros originais em PDF lançados até o momento do D&D Next, pirataria pura.

    • Edu Trevisan permalink*
      dezembro 19, 2014 2:55 pm

      Valeu pelo comentário Cristiano!
      Viva a internet! 😛

  4. fred permalink
    dezembro 22, 2014 10:54 pm

    Caso ela nao traduza nao se preocupe na pagina da Devir informa q seu concorrente Pathfinder sera traduzido brevemente 🙂

    • Edu Trevisan permalink*
      dezembro 23, 2014 6:56 am

      Valeu pelo comentário fred!
      Mas se depender da Devir… ela já promete isso há anos…

  5. babybeto permalink
    outubro 15, 2015 11:01 pm

    bem eu jogo D&D ja faz 22 anos e sempre comprei todos livros q em portugues sao lançados no brasil e sei q muitos amam o sistema no mercado nacional,o q nao consigo é competir com a moeda estrangeira q encarece os livros no brasil e o tabu da lingua estrangeira é um obstaculo ja q a linguagem dos livros é mais arcaica e medieval…entao q quero dizer é q no que depender de mim e conheço muitos começarei uma campanha anti-D&D entre meus conhecidos ..ou traduzem ou procurem sustento fora do brasil pois ja temos muitas alternativas jogaveis aqui .bem eu jogo D&D ja faz 22 anos e sempre comprei todos livros q em portugues sao lançados no brasil e sei q muitos amam o sistema no mercado nacional,o q nao consigo é competir com a moeda estrangeira q encarece os livros no brasil e o tabu da lingua estrangeira é um obstaculo ja q a linguagem dos livros é mais arcaica e medieval…entao q quero dizer é q no que depender de mim e conheço muitos começarei uma campanha anti-D&D entre meus conhecidos ..ou traduzem ou procurem sustento fora do brasil pois ja temos muitas alternativas jogaveis aqui .

  6. Anônimo permalink
    outubro 19, 2015 10:25 am

    Tenhos os 3 livros traduzidos já.
    Se tiver interesse em upa-los no seu site, é só me avisar.

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: