Skip to content

Você é um Bom Jogador de RPG?

novembro 3, 2014
tags: ,

rolling_diceO princípio do RPG é criar e interpretar um personagem, pensar e agir como outra pessoa.

Mas admita: você arriscaria interpretando seu personagem inocente num perigo no qual, você jogador, sabe dos riscos?
Você deixaria de lado o seu bárbaro com 20 de força decapitador de orcs para jogar com um halfling poeta?
_____________________________________________________________
TEATRO x PANCADARIA – Eu ataco!
Jogar RPG não envolve somente criar o personagem que causa o maior dano da mesa.
RPG é contar uma história em conjunto, incentivar o espírito de equipe, jogar para ver o que acontece, unir pensamentos diferentes, liberar a imaginação.

Já pensou em interagir com o cenário incendiando a sala onde os orcs estão ao invés de somente dizer “Eu ataco!” *rolando os dados*? Com certeza você será recompensado pelo mestre!
Esmagar crânios com as mãos ou explodir cidades inteiras com bolas de fogo é bem divertido a princípio, mas um dia, isso poderá cansar. Nesse dia, quem saiba você não resolva criar aquele seu personagem tão sonhado e desenvolver sua história participando da campanha?
_____________________________________________________________
LENDO OS LIVROS Está nas regras! Página 262.
Há quem leia (e decore) todos os livros somente para criar aquele personagem apelão para ser o maior matador do grupo. Além de poder discutir com o mestre “No livro não está assim não hein! Na página 262 diz que…”. Não seja esta pessoa. Não estrague a diversão da mesa.
O mestre perdeu a noite passada construindo a aventura e preparando essa sessão, ele está ali para ser o juiz narrador, não para jogar contra os personagens. Respeite.
_____________________________________________________________
FINGINDO NÃO SABER – Você sabe, o seu personagem não.
RPG é como um teatro de mesa, se você interpreta um elfo que encontra um troll pela primeira vez em sua jornada, fica claro que ele não deveria saber que fogo e ácido são as fraquezas do monstro, certo? Infelizmente, não é assim que ocorre. O jogador leu o livro dos monstros e não arrisca perder seu personagem justamente fingindo não saber.
Com o seu grupo caindo em combate, você deixaria seu personagem cair em uma armadilha, sabendo do perigo? Passaria reto por uma sala onde um aliado está sendo torturado, simplesmente porque seu personagem não sabe o que está havendo atrás da porta?
Muitas vezes, querendo ou não, os jogadores utilizam seus conhecimentos e não os de seu personagem. É preciso muito cuidado do mestre ao lidar com o metajogo.
_____________________________________________________________
PARTICIPAÇÃO – Você precisa ouvir sobre o meu personagem…
Existem vários tipos de jogadores: aqueles que tomam a iniciativa e decidem pelo grupo, aqueles que ficam calados a sessão toda só ouvindo a história e rolando dados quando lhes é solicitado, aqueles que ficam falando toda hora de seus personagens, aqueles que ficam o tempo todo rolando dados e brincando com as miniaturas e aqueles que competem quem mata mais na sessão.

Não existe um modo corretor de se jogar RPG, há quem interprete em primeira pessoa (falando como se fosse o personagem “Eu tiro a espada e corto a cabeça do orc!”) ou em terceira pessoa (narrando a ação do personagem “Então ele tira a espada e ataca o orc!”) e há também quem não interprete nada e somente role os dados.
Deixe a vergonha de lado e colabore para a história da campanha. Crie junto com o mestre!

Mas não esqueça do principal: o importante é todos se divertirem.
_____________________________________________________________
E você, é um bom jogador de RPG?
O que você faz na mesa de jogo para colaborar com o grupo? Você diferencia seus personagens na hora da interpretação ou seu elfo mago é igual seu anão guerreiro? O que faz para colaborar com a história?
_____________________________________________________________

Mais sobre o assunto:

Os Jogadores só Interpretam Eles Mesmos
Interpretação
Meta-Jogo
Tipos de Jogadores de RPG

Anúncios
No comments yet

Deixe o seu comentário!