Skip to content

Interpretando Monstros no RPG

outubro 23, 2014

Saudações pessoal! Há algum tempinho que eu não posto nada sobre dicas para mestres ou jogadores, certo? Então vamos lá! ^^

Monstros D&D

Combates no RPG são muito mais do que 4 personagens VS. 4 orcs numa sala retangular de uma masmorra escura, isso todos já sabem.
E também vários outros eventos podem ocorrer como alterações do cenário para tornar os combates mais emocionantes.
Mas o espírito do combate, aquilo que traz a imersão na fantasia para a mesa de jogo fica nas mãos do mestre: interpretar os monstros. Mas como fazer isso?

A princípio, os monstros são só blocos de estatísticas com uma bela ilustração de canto. Depende do sistema, mas a grande maioria irá apresentar uma parte fluff com descrições sobre aparência física, habitat, interações, principais ações e reações, assim como instinto da criatura.

Imagine sua aparência física: Não se limite a ler somente a descrição da aparência física da criatura no livro, observe também a ilustração, pesquise mais imagens e vídeos (se possível em filmes) na internet e descreva como os personagens vêem aquele monstro, na visão deles.
Se você caprichar, talvez os jogadores nem percebam que “aquela criatura com cabelos vivos seja uma medusa”.

Observe o bloco de estatísticas: Uma criatura com destreza 20 é diferente de uma com destreza 9. Isso não quer dizer somente que ela será +rápida ou+lenta para se esquivar dos ataques ou que acertará/errará mais ataques à distância. Isso interfere também em sua movimentação, em suas ações, aproveite e use isso enquanto for interpretá-la!
O mesmo serve para as outras habilidades como a inteligência: o mestre deve pensar nas ações da criatura conforme o seu valor de inteligência: “o brutamontes com inteligência 8 não desviaria do fogo durante a fúria em combate”.

Analise as informações: Cada sistema irá descrever o monstro com certas informações que ajudarão MUITO, você mestre, a interpretá-la. Por exemplo, no D&D você terá o tamanho, alinhamento, visão, percepção, perícias, linguagens, habilidades especiais e ações.
No Old Dragon, você terá habitat, tesouro, moral, número de criaturas por encontro (organização) e até ecologia e sinergia…
Já o Dungeon World descreve as criaturas por rótulos “Solitário. Enorme. Cauteloso. Mesquinho.” e qualidades especiais “Sangue Elemental. Asas.” junto com o instinto.
Tudo isso será essencial na hora de você colocar vida nos seus monstros em jogo.

Fuja dos padrões e da mesmice: – Nem todo ogro precisa ser burro, nem todo orc precisa atacar com seu machado, nem toda bruxa precisa ser maligna, nem todo zumbi precisa ser lento.
– Vai fazer um combate contra 12 goblins? Não coloque todos logo de cara, use 4 e faça-os alertar os outros com o som de combate, ficará bem mais emocionante quando os outros 8 aparecerem emboscando os personagens (aos xingos dos jogadores kkk).
– Utilize o cenário em favor dos monstros, dê vantagens à eles por isso faça os personagens serem a presa, não o caçador.
– Que tal surpreender seus jogadores com um troll imune a fogo? (um troll troll).
– Nem todo combate precisa ser até a morte: talvez os monstros se rendam ou fujam (e retornem com ajuda e sede de vingança).
– Nem todo monstro precisar ter o objetivo de MATAR os personagens, eles podem querer só roubá-los ou capturá-los para seu mestre ou somente para preparar um ensopado mesmo…

Demonstrando a dificuldade: – Enfrentar 1 zumbi cambaleando é fácil demais, mas a situação muda se você estiver trancado em uma sala com 20 deles.
– Se os jogadores derrotarem o dragão facilmente, algo está errado. Você deve fazer eles sentirem a “ira dracônica de cidades inteiras queimadas” antes de se declararem vitoriosos.

HORA DA interpretAÇÃO: Que tal deixar a vergonha de lado e encarnar um “D&D Monster Man”? Mude a voz! Gesticule! Provoque os jogadores!

Alguns dos melhores livros dos monstros

Alguns dos melhores livros dos monstros

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Greven Nazg permalink
    junho 28, 2017 12:29 pm

    Ótimas dicas !!! VALEU !!
    Esse video do rapaz interpretando os monstros é sensacional !!1 hhahahaha

  2. dezembro 4, 2017 3:48 pm

    ai sim fera ta de parabéns passa o nome dos livros separados
    tipo se possível com links para baixar pls

Deixe o seu comentário!