Skip to content

A Magia do RPG

agosto 18, 2014
tags:

rpg_around_table

Há tanto anos jogando RPG… Mas por que esse hobby é tão divertido?
Pra quem está de fora, ver um grupo em volta de uma mesa falando sobre homens-lagartos, feitiços e dragões azuis do deserto enquanto gritam e vibram rolando dados sobre papéis com mapas mal-desenhados, pode parecer muito estranho ou até ‘coisa de retardados’.
A diversão está em reunir os amigos, criar personagens que você sempre sonhou em ser e criar histórias para fugir da realidade por algumas horas.

Na minhas mesas, com iniciantes ou até com os ‘velhos de guerra’, ocorria o problema da vergonha. Os jogadores ficam com receio de falar diferente, de conversar com um outro personagem imaginário (NPC) ou de perguntar sobre os kobolds abissais das planícies altas
O mestre também, às vezes pode demorar a começar a narrar a história pensando em como atrair a atenção da mesa para ele e como iniciar aquela aventura que ele preparou durante a semana; surge o ‘medo’ de não conseguir improvisar algo rapidamente caso os jogadores tenham alguma outra idéia mirabolante que quebre totalmente o sentido da história que já estava com o rumo encaminhado.

Normalmente toda sessão começa com uma breve recapitulação da história até então, ou uma introdução para a nova. Bastam alguns minutos de cada um falando de seus personagens e é aí que a magia do RPG acontece……

Todos da mesa conseguem a imersão no jogo. A história flui com todos narrando como se realmente estivessem lá. Cada descrição do mestre sobre os monstros cercando os personagens é como uma cena de filme que passa na cabeça de cada jogador. Aposto que se estiverem seis jogadores na mesa, serão seis filmes diferentes. A imaginação é uma arma muito poderosa, a criatividade é sem limites.

É claro que o clima tenso é cortado algumas vezes com piadas ou conversas em off durante alguma consulta de regras para aquele combate longo, mas isso tudo faz parte da diversão. Afinal, você joga para se distrair e não como uma obrigação.

Se você não está se divertindo com o RPG, melhor rever sua situação: experimente trocar o tema da campanha, troque de sistema, troque de grupo, jogador agora mestra e mestre agora joga, faça pausas durante as sessões e jogue algum boardgame/cardgame…

Anúncios
No comments yet

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: