Skip to content

Análise – Basic D&D (5E)

julho 16, 2014
tags:

Basic D&DBasic D&D é um arquivo .PDF gratuito de 110 páginas disponível no site da Wizards (em inglês) com as regras principais para se jogar o RPG Dungeons & Dragons 5ª edição com personagens do nível 1 ao 20.

A introdução apresenta o RPG com um rápido exemplo de narrativa entre mestre e jogadores, como usar as regras, o que são aventuras, campanhas e o que você precisará para jogar.

A primeira parte, capítulo 1, apresenta regras para a criação de personagens: escolhendo raça, classes, como funcionam os pontos de vida, bônus, habilidades, descrições, equipamentos, armas, como formar um grupo e subir de nível. O essencial.

O capítulo 2 traz a descrição das raças e suas características, dentre elas, humanos, elfos, anões, e halflings. Bem básico.

O capítulo 3 segue com as classes, dentre elas, clérigo, guerreiro, ladino e mago. Nada muito novo aqui também.

O capítulo 4 fala sobre a personalidade e o background dos personagens e como descrevê-los e criá-los com exemplos. Alguns arquétipos de backgrounds estão inclusos e eles modificam suas proficiências em perícias, línguas e no uso equipamentos. São eles: Acolyte (acólito), Criminal (criminoso), Folk Hero (herói popular), Sage (sábio) e Soldier (soldado).

O capítulo 5 descreve os equipamentos de aventura, armas, armaduras, escudos, montarias, serviços, a riqueza e a conversão de moedas.

O capítulo 6 é interessante ao apresentar opções de customização do jogo: multi-classes, pontos de vida e experiência, talentos, proficiências, etc…

Na segunda parte, capítulo 7, é apresentado as habilidades, vantagens e desvantagens (uma das novidades desta edição onde dependendo da situação e do seu teste, você irá rolar 2 lados d20 e utilizar o maior resultado em caso de vantagem ou o menor resultado em caso de desvantagem), bônus de proficiência, testes de perícias e testes de resistências.

O capítulo 8 fala sobre como se aventurar, a passagem de tempo, movimentação, velocidade, terrenos, manobras especiais, visão e iluminação, descansos, interação social, treinamentos, construção de itens e muito mais.

O capítulo 9 descreve o combate, os turnos, a ordem de iniciativa, posições, ações, como atacar, cobertura, dano, etc…

Na terceira parte, capítulo 10, é a vez das magias e rituais; como elas funcionam, duração, alcance, alvos, efeitos e devidos testes.

O capítulo 11 descreve as magias divinas e arcanas (de clérigos e magos) em seus diferentes níveis (0 a 9).

Por fim, um apêndice com as condições: caído, paralisado, cego, envenenado, invisível, etc…

E a ficha de personagem do sistema com três folhas.

D&D 5E voltou a ser D&D com uma forma simples, funcional e o melhor de tudo: gratuita. Caso você queira ter mais opções e avançar no jogo, você pode esperar pelos livros oficiais do jogador, mestre e monstros.

 

Anúncios

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: