Skip to content

RPG: Dungeon World

junho 20, 2014
Dungeon World

Clique para Ampliar!

Um RPG estilo old-school com regras modernas.” Frase que pode definir Dungeon World que é um RPG indie desenvolvido por Sage LaTorra e Adam Koebel, famoso por ter vencido o Ennies 2013 (o Oscar do RPG).

O CENÁRIO
Como o próprio nome já diz, seu cenário é no bom e velho “estilo D&D”; exploração de masmorras com bardos, clérigos, guerreiros, ladinos, magos, etc…

AS REGRAS
O sistema é baseado em movimentos nomeados como ‘Desafiar o perigo’, ‘Matar e pilhar’, ‘Negociar’, etc; onde os jogadores dizem o que seus personagens fazem e o mestre resolve a situação, mas de uma forma mais narrativa, descritiva e de interpretação. O jogo e a história fluem num ritmo de conversas e sem interrupções.
Ao criar o grupo, cada jogador preenche o laço que seu personagem tem com o outro na mesa, criando oportunidades de interpretação, motivações e ganchos de aventuras. Outro grande diferencial  de DW é que o mestre de jogo não rola dados, somente para causar dano, se assim ele preferir.

RESULTADOS
Em todo movimento, o jogador rola 2d6 e soma o bônus da habilidade correspondente, se o resultado for:
10 ou mais: Sucesso sem problemas;
7 a 9: Sucesso com alguma complicação;
6 ou menos: Falha, e o personagem recebe XP (Isso mesmo! Aprenda com seus erros!).
As falhas e complicações ficam a critério do DM (mestre).

EXEMPLOS
Um exemplo de movimento pode ser visto abaixo, mas não confunda com o sistema de poderes do D&D 4E. Não tem NADA a ver.

Matar e Pilhar
Quando atacar um adversário em combate corpo a corpo, role+FOR. Com 10+, cause dano ao adversário e evite seu ataque. Opcionalmente, você pode causar +1d6 de dano, expondo-se ao contra ataque. Com 7-9, cause dano ao adversário, e ele fará um ataque contra você.
______________________________________________________________________
Os laços entre os personagens podem ser preenchidos assim:
Personagem: Erenn, o paladino da justiça.
______ me deve a vida, admita ele ou não.
Eu jurei proteger ______.
______ é um covarde! Mas eu vou ensiná-lo a ser durão como eu.

O LIVRO
O sistema completo está em um livro de 400 páginas: personagens, aventuras, campanhas, monstros, dicas para o mestre, tudo! No Brasil, DW foi publicado pela Secular Games. É um ótimo jogo que diverte muito sem exigir muita preparação.

Livro | Fichas

VÍDEOS RECOMENDADOS

E você, já jogou Dungeon World? O que achou?

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Anônimo permalink
    junho 20, 2014 9:48 pm

    Bom, estou lendo ele, e no momento está simplesmente fantástico!!!

  2. junho 21, 2014 4:39 pm

    Parece bem interessante. Achou que vou comprar pra ver qual é. =)

  3. Amanda permalink
    outubro 22, 2014 8:53 pm

    Gostei dos vídeos!

Trackbacks

  1. Dungeon World em Promoção na Loja Secular Games! | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons
  2. Guia: Como Começar a Jogar RPG? | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons

Deixe o seu comentário!