Skip to content

Mestres, Dicas Para Ajudar Seus Jogadores

março 27, 2014

mdmSaudações mestres! Quantas vezes vocês já se depararam com situações em que seus jogadores não sabem o que fazer?
Ao se depararem com um problema difícil, um enigma na masmorra, o dinheiro acabou, ficam perdidos na floresta, precisam bolar um plano e simplesmente empacam.
O ritmo da sessão cai, um fica olhando pra cara do outro sem saber o que fazer e para onde ir criando um clima de constrangimento na mesa. É arriscado que até o jogo acabe.
Eu gosto de explicar utilizando exemplos, portanto sempre farei isso em algumas dicas para os mestres ajudarem seus jogadores a seguirem com a aventura.

– Dê dicas, mostre o caminho mas utilizando NPCs, eventos e acontecimentos.
– Emende uma aventura na outra, não deixe os jogadores ociosos e soltos.
– Se os jogadores não tomam o rumo que você pensou, faça com que algum evento os leve até lá.
– Se os jogadores estiverem perdidos, coloque um NPC para guiá-los.
– Caso os jogadores parem e nada aconteça, faça com que monstros os tirem do descanso.
– Não tenha medo de seguir em frente com a história, caso os personagens não tenham seguido o seu planejamento de aventura.
– Coloque limites: se não cumprirem a missão em tempo, tal catástrofe ocorrerá ou tal NPC (ou até PdJ) morrerá.
– Quer tirá-los de algum lugar? Cause um terremoto ou desabamento…
– Não conseguem resolver um puzzle? Faça com que algum evento ocorra: alguém apareça, destrua o cenário, mas que seja algo que crie passagem aos personagens. A aventura não pode parar!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. joao permalink
    abril 1, 2014 2:47 pm

    obrigado pela dica continue postando

Deixe o seu comentário!