Skip to content

Dicas para Mestrar Melhor e se Divertir Mais

junho 6, 2012

Saudações pessoal! Mais um post com dicas para mestres iniciantes ou experientes que fui aprendendo com o tempo. Dicas para se divertir mais mestrando!

 

[01. Menos Preparação, Mais Improvisação]

Há mestres, que como eu, gostam mais de preparar as aventuras do que realmente jogá-las. Porém, como hoje em dia o tempo é curto, mal sobra tempo pra jogar.

E muita preparação muitas vezes acaba deixando a sessão “chata” para o mestre, pois ele “já sabe tudo que vai acontecer”.

A solução que encontrei foi criar o mínimo de preparação possível e improvisar o resto na hora me baseando nas ações dos personagens.

O que eu faço é pensar nos eventos e cenas que eu gostaria que acontecesse na aventura e anotá-los numa folha em forma de tópicos, por exemplo:

 

Aventura: Floresta Amaldiçoada

– Os PdJ’s chegam até a vila e são informados sobre os perigos da região.

– Uma garota é assassinada na estrada para a floresta.

– PdJ’s recebem a missão de investigar o caso.

– COMBATE: elfos zumbis atacam na floresta.

– PdJ’s descobrem sobre a maldição e o túmulo do rei elfo.

 

Junto com essa folha, eu preparo uma outra com o resumo das estatísticas dos montros e NPCs que pretendo usar, assim:

 

Elfo Zumbi ND 1

PV 18

CA 14

Inic +0 / Desloc 9m.

Arco Longo +3 (1d8)

Pancada +1 (1d4+1)

*Ação Parcial

 

Pronto! Isso é o suficiente para a aventura começar! Qualquer dúvida é só consultar o livro, utilizar um dado ou regra caseira para improvisar.

 

 

[02. Sem Idéias? Aproveite as dos Jogadores!]

Está sem idéias para novas aventuras ou continuação da sua campanha? Veja o background dos personagens, motivações, histórias com NPC’s e crie ganchos em volta disso.

Insira vilões que se tornem icônicos para os jogadores.

Deixe que os personagens corram atrás de seus objetivos, garanto que assim todos se divertirão bem mais nas sessões, fazendo o que sempre quiseram. Exemplo:

 

Kael Barin é um anão que nasceu e cresceu no subterrâneo das montanhas, iniciou sua aventura quando resolveu subir à superfície em busca de vingança contra os orcs que invadiram e dizimaram o seu povo.

 

Durante a campanha, Kael e o grupo de heróis que conheceu em sua viagem, ajudam os humanos de uma vila a reconstruírem suas casas que foram destruídas por uma forte tempestade, eis quando surgem orcs para a felicidade do anão que poderá se vingar e talvez até descobrir o paradeiro do líder deles.

 

 

[03. Incentive os Jogadores!]

Se você interpretar cada NPC com uma personalidade e voz diferente, criará um clima melhor para o jogo e incentivará os jogadores a fazê-lo também.

Evite a menção de regras e números durante a narrativa, isso torna a história mais “viva”.

Dê a dica para os jogadores utilizarem a descrição de suas falas como: “Eu corro em direção ao inimigo girando minha lâmina para acertá-lo em cheio causando 15 pontos de dano!” do que só: “Eu ando 6 quadrados até aqui e… *rola os dados* 15 de dano nele!”.

 

 

Por enquanto é isso pessoal! Aproveitem as dicas, principalmente a número 01! Até a próxima!

_______________________________________________________________________

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. junho 8, 2012 6:24 pm

    Achei muito interessantes essas dicas, principalmente a última que é o que se mais ver durante as sessões.
    Abraços

  2. joao permalink
    março 6, 2014 2:30 pm

    obrigado estava procurando informaçoes sobre elfos

  3. andre permalink
    março 23, 2014 1:08 am

    Massa,…gostei, pois também mestro, e deixo na improvisação é mais divertido.

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: