Skip to content

Primeiras Impressões – Playtest D&D Next (5E)

maio 26, 2012
tags:

D&D Next PlaytestDia 24 de maio de 2012, véspera do dia do Orgulho Nerd (mais conhecido como Dia da Toalha), é liberado o playtest da nova edição de Dungeons & Dragons – o primeiro e mais famoso RPG do mundo.

É necessário todo um cadastro e trocas de e-mails com a Wizards of the Coast para conseguir efetuar o download do conteúdo. Tanta proteção para que no final, depois de 1 minuto, já estivessem circulando 9999 links e torrents com os arquivos…

O D&D Next (ou D&D 5ª Edição) vem com a proposta de ser familiar para os jogadores de AD&D ou 4E; um sistema para unir todas as edições; um sistema para liderar todos e mostrar o caminho.

Material do Playtest (em arquivos .pdf):

– How To Play (Como Jogar)

– DM Guidelines (Guia do Mestre)

– Bestiary (Livro dos Monstros)

– Caves of Chaos (Aventura do Nível 1 ao 3)

– Fichas de Personagens: Anão Clérigo de Moradin, Humano Clérigo de Pelor, Anão Guerreiro, Halfling Ladino e Elfo Mago.

Primeiras Impressões:

Ainda não parei pra ler tudo, mas dando uma passada rápida, deu pra perceber que o básico continua: o sistema de habilidades (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma), os PVs e a CA.

O sistema está bem simples e funcional. Gostei da forma como os monstros foram apresentados, lembrando bem os livros de AD&D.

As primeiras mudanças vistas foram: agora os personagens só morrem quando atingem -X PV’s (onde X é a soma do valor de CON + o seu nível), ou seja: se o personagem tem CON 14 no 5º nível, ele só morrerá se atingir -19 PV’s.

Não vi lista de perícias, pois agora as habilidades principais são a chave de tudo: elas são utilizadas para qualquer teste ou resistência.

O guia do mestre até apresenta uma parte When to Use the Dice (Quando utilizar os dados) que foca mais na interpretação.

Quer convencer o guarda a te deixar entrar na torre? Então me diga, como você fará isso? Não basta “rolar um 20 em diplomacia”…

Vai escalar uma montanha? Dependendo da forma como o personagem for fazer isso, um teste de FOR ou DES será mais adequado.

As fichas estão bem “limpas” e apresentam sub-tipos de raças como o Mountain Dwarf, o Hill Dwarf e o High Elf. Além das classes, há um espaço para o Background e Tema que garantem bônus ao personagem conforme sua história.

Regras para criação de personagens ainda não foram divulgadas.

No fim, fiquei satisfeito com o caminho que a nova edição está tomando e agora espero reunir alguns jogadores para testar isso!

Continue atualizado no D&D Next: ENWorld

Site Oficial: WotC D&D

_______________________________________________________________________

Mais Epic Kingdom:
Twitter@epickingdomrpg
Facebookid=100001429868718

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. tyboni permalink
    maio 28, 2012 11:08 am

    Achei o Playteste no 4 Shared, link abaixo para quem quiser:
    http://search.4shared.com/postDownload/OS5zybRa/DD_Next_Playtest_5-24-12.html

    Otimo site

  2. Johny Robert permalink
    junho 5, 2012 10:05 am

    Eu joguei duas sessões (até publiquei no meu blog) e, eu e meus jogadores curtiram bastante o sistema, principalmente pela rapidez e simplicidade. Quero jogar mais para fazê-los evoluir até o nível 3, o máximo que tem no playtest para ver como ficou os níveis maiores.

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: