Skip to content

1ªs Impressões sobre D&D: The Shadowfell: Gloomwrought and Beyond

abril 27, 2011

Gloomwrought and BeyondSaudações pessoal! Dia 17 de maio é o lançamento deste novo suplemento para D&D 4E que explora o plano do Pendor das Sombras (e além!).

Em sites e blogs americanos já é possível encontrar alguns reviews de pessoas que já receberam os seus, então, após ler algumas matérias sobre, eu colocarei aqui algumas informações e minha opinião sobre.

O Conteúdo

O suplemento vem em formato caixa (do mesmo tamanho da famosa “caixa vermelha” de D&D) contendo um livro capa-mole com 127 páginas de Guia de Campanha e outro com mais 31 páginas com Encontros, além disso, 2 cartelas com tokens, um mapa-pôster apresentando a cidade de Gloomwrought de um lado e um mapa de combate no verso, por fim, o Baralho do Desespero (Despair Deck) com 30 cartas.

Os Livros

O Guia de Campanha é descritivo (fluff) sobre o mal e os perigos do Pendor das Sombras e apresenta a cidade de Gloomwrought, conhecida como “a cidade da meia-noite”.

O segundo livro “Além das Paredes” (Beyond the Walls) é mais crunch (com regras, tabelas e estatísticas) de localidades, monstros, desafios de perícia, etc.

O Baralho do Desespero

Esse baralho é muito legal porque dá uma visão diferente de cards incluídos em D&D (além dos Fortune Cards). São 30 cartas divididas em três categorias: Desmotivações / Medos e Loucuras; incluindo emoções e sentimentos negativos como: distração, insônia, paranóia, fobia…

As regras para sua utilização no jogo estão em um dos livros e a mecânica funciona assim: a cada descanso prolongado que os personagens fizerem dentro do plano das sombras, cada jogador é obrigado à “comprar” uma carta e receber a penalidade (“Sintam o poder do Pendor das Sombras! MUHUHUAHAHA!!!”).

__________________________________________________________________________

À primeira vista, este parece ser um suplemento bem completo; porém, somente sobre UMA cidade e suas redondezas no Pendor das Sombras. Acredito que muita coisa sobre esse plano ainda ficará em aberto como sempre é feito nas descrições do Guia do Mestre, por exemplo.

Mas ainda assim é muito bom ter algo sobre esse plano para ajudar nas idéias, assim como foi feito com o plano acima: Mar Astral e o plano abaixo: Caos Elemental.

A adição do baralho cria um clima à mais no jogo e diferencia o plano das sombras do mundo natural na visão dos personagens.

O formato caixa foi para suportar os tokens e o baralho, aliás, esse formato tem sido muito adotado pela WotC ultimamente (lançando vários boardgames – jogos de tabuleiro). Isso pode ser bom, porém encarece o produto.

Resumindo, pode valer a pena se você realmente quiser criar uma campanha num plano maligno, tendo como local principal a cidade de Gloomwrought forjada na escuridão onde os personagens irão sofrer muito! Idéias também poderão ser aproveitadas se você quiser saber um pouco mais sobre o Pendor das Sombras.

Confiram algumas fotos: (clique para ampliar)

Shadowfell preview

Shadowfell preview

Shadowfell preview

Shadowfell preview

Posteriormente, se eu tiver a oportunidade de tê-lo em mãos eu posto um review completo.

E vocês, o que acharam do produto e novidades?

_________________________________________________________

Siga o EK no Twitter: @epickingdomrpg
Deixe suas perguntas e dúvidas: formspring.me/epickingdomrpg

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Patesi permalink
    abril 28, 2011 1:24 pm

    Muito bem contextualizadas as cartas, nesse pacote! Me pareceu promissor.

    Quanto ao livros em si, parece-me que será um lançamento útil tanto para a linha core quando essencial, e isso é ótimo.

    Uma reflexão: poderíamos condiderar o livro Heróis das Sombras um “livro do jogador” desse cenário? Sim, porque no caso de resposta afirmativa poderíamos esperar, seguindo essa linha de raciocínio, um livro de campanha para o Player’s Option: Heroes of the Feywild, que sairá ao final do ano, não é mesmo?

    Sim, Trevisan, você já deu uma olhada no Heroes of Shadows?

    Um abraço!

    • Edu Trevisan permalink*
      abril 28, 2011 4:17 pm

      Patesi, ainda não tem nada anunciado de Guia de Campanha para a Feywild (Agrestia das Fadas); mas o que não seria nada mal 🙂
      Ambos Heroes of the Feywild e Heroes of Shadow são “Player’s Options” (da série Essentials – com uma diferente apresentação das classes).
      Assim que possível eu vou comprar o Heroes of Shadow (tô doido atrás desse suplemento).

  2. maio 4, 2011 9:29 am

    Bem interessante o suplemento será que sai em português um dia???

    Trevisan você poderia responder uma entrevista para o blog Falando de RPG?

    • Edu Trevisan permalink*
      maio 4, 2011 3:00 pm

      Esse suplemento em PT-BR acho difícil ein…

      Posso sim! 😉 Já respondi uma entrevista para o blog “As Crônicas do Bardo Acorde” 🙂

  3. Edu Trevisan permalink*
    maio 4, 2011 9:28 pm

    epickingdom@bol.com.br

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: