Skip to content

Os jogadores só interpretam eles mesmos

janeiro 7, 2011

Saudações roladores de dados! Neste post vou discutir um tema (na verdade um “problema”) que eu enfrento há mais de uma década e que provavelmente todos os mestres de RPG já passaram por, estão passando ou irão passar um dia; batendo mais uma vez na mesma tecla: a falta de interpretação ou os jogadores só interpretam eles mesmos.

Então, o que seria bem isso? Simplesmente é: não importa qual personagem o jogador crie, seja um vampiro metaleiro, um meio orc bárbaro, uma super heroína do futuro ou um entregador de pizza; ele não interpreta o personagem a não ser ele mesmo.

Mas então, o que define uma boa interpretação (ou falta nestes jogadores)?

Mudar a voz (não que isso seja essencial para uma boa interpretação do seu personagem, mas no mínimo, ajuda; sem forçar demais também…)

Definir características específicas (todos nós temos algumas diferenças entre si: físicas, psicológicas, motivacionais… os personagens também).

Definir personalidade (está associada à categoria acima; o seu personagem é gentil, arrogante, malicioso, diplomático, calmo, nervoso, orgulhoso…?).

E não adianta só dizer estas coisas, você deve demonstrar. Jogando RPG e interpretando um personagem, você jogador, deve ser aquele personagem. Não precisa ser tão 100% e rigoroso, mas tente ao menos, pensar como outra pessoa (o seu personagem).

E o que o mestre pode fazer para ajudar seus jogadores?

Por anos busco a resposta. E na verdade, já a encontrei.

Não adianta você tentar mudar quem a pessoa (jogador) é; você dizendo sempre o que ele deve fazer, só o deixará frustrado.

Cada um tem o seu jeito de jogar e o que realmente importa é se estão se divertindo (o principal do RPG).

Porém, você mestre, ainda pode ajudá-los. Interpretação é uma coisa que pode ser desenvolvida (aos poucos).

Você pode dar dicas e durante a sessão, interpretando os PdM’s e monstros, isso irá incentiva-los.

Com este post, não estou generalizando, não são todos os jogadores ou todos os grupos que têm esse “problema”. Aliás, existem mestres também…

E é isso aí… no final não cheguei a lugar nenhum 😛 mas espero ter ajudado alguém com as dicas.

E você já teve esse tipo de “problema” com o seu grupo de jogo?

Siga o EK no Twitter: @epickingdomrpg
Deixe suas perguntas e dúvidas: formspring.me/epickingdomrpg

14 Comentários leave one →
  1. janeiro 8, 2011 12:49 am

    Acho que definir medos e motivações é muito importante, mesmo que os jogadores não queiram interpretar ninguém além deles próprios. Nada pior que um personagem sem motivações, sem objetivos pessoais, e sem medos.

  2. janeiro 8, 2011 7:28 am

    Muito bom o post. Realmente este é um problema que todo mestre irá enfrentar um dia.
    Por isso, ao meu ver, devemos levar em grande consideração a interpretação e deixar um pouco de lado o resto.

  3. Edu "Trevi" permalink*
    janeiro 8, 2011 10:07 am

    Valeu pelos comentários pessoal 😀

  4. janeiro 8, 2011 12:42 pm

    Acredito que dar um bom exemplo é fundamental, partindo do mestre. Se o mestre não muda a maneira como interpreta o Orc, o rei ou a velha na feira, os jogadores também não vão mudar. A meu ver, quando o mestre interpreta bem, os jogadores acabam se sentindo na obrigação de interpretarem bem seus personagens, para manter o nível da mesa.

    • Edu "Trevi" permalink*
      janeiro 8, 2011 1:08 pm

      Sim… o clima na mesa muda; os jogadores “perdem a vergonha”.

  5. janeiro 8, 2011 2:38 pm

    Eu mestro dois grupos de D&D: um com novatos, na qual jogamos a 4ª Edição e um com “veteranos” que jogamos 3.5. O grupo de novatos são pessoas que fazem teatro comigo, mas mesmo assim eles deixam de interpretar os seus personagens e acabem sendo eles mesmo a ponto de um bruxo parecer um “mano do morro” falando gírias e etc. Quando eu não chamo a atenção em off, eu faço com meus NPC’s o estranhem e não entendam o que ele fala, até que ele perceba. Com o grupo de 3.5 é um pouco mais raro, mas acontece. Afinal não é tão fácil ficar em um personagem em tempo integral.

    • Edu "Trevi" permalink*
      janeiro 8, 2011 2:52 pm

      Concordo, ninguém consegue “forçar” a interpretação 100% do tempo.
      Mas as vezes também a falta de interpretação também leva ao meta-jogo, uma vez chegou a situação de um jogador falar: “Ahh já conheço isso, lembra daquela outra vez?”; e na verdade o jogador tinha vivido aquilo com OUTRO personagem. Ainda bem que um outro jogador rapidamente já ajudou: “Sim… mas isso foi outra vez. A gente não sabe disso, agora”.

  6. Li-San permalink
    janeiro 8, 2011 4:24 pm

    Edu o post e muito bom e poderia render muito assunto acho ke merecia uma segunda parte com uma analise mais densa. Muitas pessoas tem vergonha pelas pessoas que tem na mesa sao debochadas e outros sao mais cara de pau, varia de pessoa para pessoa.

    • Edu "Trevi" permalink*
      janeiro 8, 2011 5:01 pm

      Valeu Li-San! 😀 Concordo com o problema da “vergonha” (já aconteceu em minha mesa); o jogador acha que todos vão achá-lo “bobo” interpretando o personagem dele (falando diferente ou fazendo gestos…). Em relação a uma segunda parte, posso pensar em fazer… tudo depende se eu tiver inspiração pra escrever mais alguma coisa acrescentando…

  7. Eduardo Saruva permalink
    janeiro 30, 2011 12:23 am

    Sou mestre e o que foi mencionado sobre o próprio mestre interpretar dá certo. Se os personagens estão diante daquele rei arrogante, não descreva o rei como arrogante, seja o rei arrogante, o mesmo vale para personagens mulheres, não precisa mudar a voz (vai soar muito estranho) mas descreva antes como é a voz da mulher e fale com o toz de voz que ela usaria. E para incentivar ainda mais os meu PJs eu, sempre no final da sessão, analiso a intrepratação e dou alguns pontos de EXP básicos de acordo com a interpretação. E olha que isso tem dado ótimos resultados, até teve uma briga entre os personagens pra ver o que fariam ao chegar numa nova cidade, foi uma cena digna dos melhores filmes. Fica a dica a todos os mestres.

    • Edu Trevisan permalink*
      janeiro 30, 2011 9:20 am

      Eu também já utilizei essa de “XP por Interpretação” e deu certo… Todo mundo ganhou um pouco a mais na final da sessão e ficou feliz 😀

  8. novembro 12, 2011 11:30 pm

    Bom lembrete!

    Já errei muitas vezes com meus nobres jogadores. Como mestre de jogo, tenho facilidade de fazer “o jogo acontecer!” e deixo a maioria com vontade de interpretar bem, e incentivo em cada momento. Mas acho que fui rude e fiz cobranças desnecessários também. Vou prestar mais atenção da próxima vez que houver um partida de rpg.

  9. Pablo permalink
    maio 20, 2012 4:24 pm

    eu como mestre iniciante,vivo com isso,mas como iniciante,tive uma ideia a recompença para quem interpletar,acho que valeu bastante,ja ha um interesse mesmo que seja por xp,mas houve mudança ,outra recompensa que eu fiz foi saber usar o personagem e suas skills,afinal estou jogando com meu grupo 4.0.deu resultado variações de skill para cada momento distinto.

Trackbacks

  1. Você é um Bom Jogador de RPG? | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons

Deixe o seu comentário!

