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10 Dicas de Mestre

outubro 3, 2010

Saudações pessoal! Hoje apresento uma seleção de dicas para mestres de RPG/D&D. Algumas aprendi lendo ou com outros mestres e outras eu aprendi com o tempo, mestrando para vários tipos de jogadores, experimentando, conversando, adaptando.

Dicas de Mestre

01. Prepare o jogo por sessões.

Prepare a sessão pensando no agora: o que acontecerá, quais as cenas, encontros, etc… E não focando o “final da campanha”.

Torne cada sessão divertida ou você não terá nem a oportunidade de terminar a história que preparou para a campanha avançada.

Toda sessão deve ser importante.

02. Escolha um tema que agrade a todos.

A função do mestre é divertir os jogadores, então, de nada adianta criar uma história fantástica que você está empolgado para jogar se eles não estão. O tema também é muito importante seja fantasia medieval, terror, super-heróis ou futurístico.

03. Todo encontro tem que ter sentido.

Se você colocar os personagens num diálogo com um bêbado num beco que não tem nenhuma informação importante para a missão ou num combate monótono e sem sentido contra goblins, sua sessão vai se tornar entediante e isso pode arruinar toda uma campanha e esta, se tornar a última que vocês jogaram.

04. Não perca tempo criando coisas que não vai utilizar.

Sim. Utilize o tempo para pensar e criar aventuras com cenas, narrativas e encontros memoráveis.

Você não precisa criar toda a ficha para aquele NPC que vai apenas repassar uma informação aos personagens.

05. Diga SIM!

Aprenda a dizer sim! Se um jogador quer que seu personagem salte sobre a mesa, agarre no lustre e desça chutando o oponente, deixo-o pelo menos tentar.

Evite que as regras atrapalhem a diversão, por isso, adapte.

Se um jogador lhe pergunta se há um conselho de magos na cidade e você responde que não (afinal não pensou nisso enquanto criava o local) você criará certa frustração ao jogador. Com certeza ele irá se divertir mais com um “sim” e isso só enriquecerá o seu jogo.

Já pensou em realizar o sonho do seu jogador de ter um bebê dragão como familiar?

06. Envolva os personagens dos jogadores na história da campanha.

Os personagens são os astros, suas histórias e motivações são a chave da campanha. No final, eles devem ter suas conclusões baseadas nesses objetivos.

Isso também ajuda o mestre com idéias e ao mesmo tempo agrada às expectativas dos jogadores.

07. Utilize props!

O RPG é um jogo de imaginação, mas todo e qualquer material que ajuda na interpretação dos jogadores é bem vindo.

Utilize mapas, imagens, sons de fundo, miniaturas (nem que sejam de papel), etc…

Isso facilita a narrativa e prende a atenção dos jogadores.

08. Incentive o roleplay.

Sempre que possível, incentive a interpretação e a interação dos personagens entre si e com os NPC’s. Acredite, o jogo ficará muito mais divertido.

09. Converse com seus jogadores.

Obtenha um feedback de suas sessões. Assim você conhece mais o grupo e os gostos dos jogadores podendo melhorar a cada sessão.

10. Divirta-se!

Às vezes, o mestre fica tão preocupado com cálculos e regras para que o jogo aconteça que se esquece do principal: a diversão.

Siga o EK no Twitter: @epickingdomrpg
Deixe suas perguntas e dúvidas: formspring.me/epickingdomrpg

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10 Comentários leave one →
  1. outubro 3, 2010 12:52 am

    Absurdamente ótimo seu post!

  2. Renato Trimegisto permalink
    outubro 3, 2010 3:37 am

    Tenho que aprender a utilizar melhor a primeira regra..

  3. outubro 3, 2010 10:34 am

    Boas dicas, fundamentais para um RPG divertido e sadio. Infelizmente não são todos os mestres que montam uma mesa com esses pensamentos em mente. Mesmo assim vale as dicas ai para quem está começando e até mesmo quem tem experiência e está meio “enrolado”. abraços, ótimo post.

  4. Edu "Trevi" permalink*
    outubro 3, 2010 11:37 am

    Obrigado pessoal! 🙂
    Eu mesmo aprendi a importância disso para o jogo com o tempo e sempre tento repassar essas idéias para outros mestres, para que todos se divirtam mais com o RPG.

  5. Mestre da Masmorra permalink
    outubro 3, 2010 11:53 am

    MUITO BOM!! 😀 😀 Dicas que parecem simples, mas que realmente muitos não reparam.

  6. Miguel DM permalink
    outubro 3, 2010 11:54 am

    SENSACIONAL! 😯

    Parabéns pelas dicas! 😉

  7. setembro 1, 2011 7:11 pm

    Nossa, eu estava mesmo precisando de dicas, principalmente porque sou Merstre amador e ainda nem terminei a primeira aventura! Obrigado mesmo, porque eu precisava! Só preciso aprender a usar bem a última dica…

  8. novembro 12, 2011 11:40 pm

    “04. Não perca tempo criando coisas que não vai utilizar.” – Importante!

    Não faço ideia de quantas vezes deixei de fazer uma aventura bem feita somente para adicionar coisas que nunca aparecem na história.

    Valeu, lembrarei disso durante a nova campanha do meu grupo!

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