Skip to content

Flashback e Flashforward

maio 26, 2010

FlashbackDois “novos” modos de jogo que muitos mestres estão utilizando nas sessões de RPG.
O Flashback (que todos já conhecem) traz uma idéia muito utilizada em filmes, seriados e animes onde o personagem se lembra do passado, dos seus princípios, treinamento, algum momento de sua vida na infância ou alguma revelação importante é feita.
E o Flashforward (que ainda pode ser novidade para alguns) onde o personagem tem uma visão do futuro, algo muito importante que acontecerá com ele ou apenas imagens sem sentido que poderão ajudá-lo no que ainda está para acontecer.

Esses dois modos podem ser utilizados e funcionam muito bem em campanhas, principalmente quando o mestre quer inovar e dar um clima à mais na história do cenário e dos personagens.
Mas algumas coisas precisam ser acertadas antes com os jogadores, por exemplo, a morte de algum personagem durante um flashback. O que acontecerá depois? Ele deixará de existir quando o tempo “voltar ao presente”? Ou essa morte aconteceu mesmo, mas o personagem foi trazido de volta à vida por algum poder maior (artefato, magia ressurreição…).
FlashforwardE se algo acontecer durante um flashforward? O personagem deixará de existir ou conseguirá mudar o futuro e evitar sua morte?

Muitas idéias podem ser criadas ou reaproveitadas para essas aventuras:
– Um personagem de uma ordem de monges ou paladinos relembra o exato momento da morte de seu mestre, podendo até evitá-la.
– um personagem tem uma visão ao tocar um espelho mágico onde ele recebe a espada sagrada do rei por ter conseguido salvar o reino.
– ou o personagem vê imagens de sua região sendo destruída por hordas de criaturas e agora precisa fazer algo para evitar que isso venha a acontecer.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. maio 27, 2010 12:09 pm

    Olá. Gostei muito deste post. Acho importante usarmos dessas ferramentas para criar situações inusitadas nas aventuras que mestramos. Vou ler mais posts mais tarde, mas parabenizo-o desde já pelo blog. Aproveito para convidá-lo para conhecer meu blog http://contosderpg.blogspot.com e me prestigiar com comentários, críticas e sugestões. Desde já agradeço.

  2. maio 27, 2010 12:13 pm

    Olá. Gostei muito do post. Acho importante usarmos recursos como esses que você mencionou para criarmos situações inesperadas em uma aventura. Convido-o a visitar meu blog http://contosderpg.blogspot.com e me prestigiar com comentários, críticas e sugestões. Desde já agradeço.

  3. Miguel S. permalink
    maio 28, 2010 1:24 pm

    Eu já joguei várias sesões em flashforward e foi muito legal com meu paladino. Parabéns pelo post! Adorei o blog!

  4. maio 28, 2010 2:02 pm

    Os dois podem ser utilizados, juntos ou separados, e exemplos existem em todos os lugares, como seriados, filmes, literatura. Resta ao mestre ter a criatividade de sair de alguns estereótipos ou não utilizar isso para justificar a temida “Mão do Mestre” nas aventuras.

    Algumas coisas podem fazer parte dessas considerações, como Oráculos, Videntes ou Vidências, Sonhos, esse tipo de coisa.

  5. Mestre da Masmorra permalink
    maio 28, 2010 4:44 pm

    Bom post! Legais as idéias pro flashforward!

  6. Edu "Trevi" permalink*
    maio 29, 2010 5:50 pm

    Obrigado pelos comentários, pessoal 🙂

  7. Rarukas ``Dungeons tá cheio , já Dragons tá dificil`` permalink
    junho 23, 2010 11:18 pm

    Puxa essa foi uma experiência nova muito bacana quando participei de uma sessção Flashback , achei simplesmente algo muito criativo e interessante. Apoio muito as sessões Flash!!!

Trackbacks

  1. Novas Idéias para sua Campanha « Epic Kingdom RPG – Dungeons & Dragons

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: