Skip to content

Mestrando para Iniciantes

maio 13, 2010

Mestrando para Iniciantes

Conduzir uma sessão de jogo para iniciantes pode ser um grande desafio ou uma boa diversão para mestres mais experientes.
A divulgação do RPG e a formação de novos grupos de jogo é muito importante, às vezes, necessário. Pra isso, o mestre deve fazer tudo certo para garantir a diversão dos jogadores de primeira viagem, afinal eles podem se tornar o seu próximo grupo de jogo. Aqui estão algumas dicas:

Explique o que é RPG de forma simples, se possível, dando referências de livros, filmes (como O Senhor dos Anéis) e até games. Uma boa descrição seria “uma mistura de jogo-teatro onde todos se reúnem para formar uma historia em conjunto e os personagens dos jogadores interagem com as situações colocadas pelo narrador”, mas é claro, existem outras 9.999 definições sobre RPG (monte a sua também!).

Simplifique tudo! As regras, faça modelos mais simples das fichas, se possível, deixe alguns personagens prontos.  Crie uma aventura com objetivos simples e aqui vale usar clichês (afinal, tem coisa melhor do que se reunir na taverna para ir à masmorra derrotar o monstro que assola a cidade?).

Adapte o jogo ao gosto dos seus jogadores e tempo de duração disponível (eles gostam de fantasia medieval? Histórias de terror? Aventuras futurísticas? – talvez você tenha que tentar outros sistemas, mas sempre é possível adaptar, utilize o que tiver mais conhecimento e facilidade).

Incentive a interpretação e interação dos personagens dos jogadores entre si e com os personagens do mestre.

Garanta a diversão e evite frustrações.

No final da sessão, pergunte a opinião dos jogadores, tire dúvidas e oriente-os.

Vamos divulgar o RPG!

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. maio 13, 2010 4:22 pm

    Jogadores iniciantes são os melhores para se mestrar, apesar de todo o cuidado que se deve ter com eles.

    Mais jogadores formam mais mesas e convidam mais pessoas.

    Parabéns pela iniciativa, gostei do seu blog.

    tenho uma postagem relacionada [se me permite a publicidade] http://blog.rpgo.com.br/53/jogador-iniciante-como-enfrentar-um-desses/

    • Edu "Trevi" permalink*
      maio 13, 2010 4:27 pm

      Sem problemas quanto à publicidade, estamos todos juntos nessa divulgação do RPG. Obrigado pelo comentário!

  2. maio 13, 2010 11:24 pm

    Boa postagem!

    Segue aqui o melhor texto que já li explicando o RPG (não é meu, apenas organizei) e no blog há sistemas simples feitos para ensinar:

    http://rpgsimples.blogspot.com/2010/04/melhor-texto-explicativo-sobre-o-que-e.html

    Gilson

  3. junho 15, 2010 7:22 pm

    Kara.. Parabéns pelo blog e pelo post..adorei..eu nunca joguei RPG, tenho muita vontade de jogar, e fico antenado em tudo que acontece neste mundo Rpgistico..mas sem jogar cansa..do que adiante ter informação se não posso utiliza-la.Por isso faço um apelo, alguem, pelo amor de Deus pode me ensinar a jogar!!Eu agradeceria muito…

    • Edu "Trevi" permalink*
      junho 15, 2010 8:37 pm

      Saudações Eduardo! Obrigado pela visita e pelo comentário! Leia também: O que é RPG? e Como começar a jogar RPG?. Se você não tem amigos que joguem pra te ensinar, você mesmo pode começar com algum sistema iniciante, chamar amigos e se tornar o mestre. Qual sistema você estaria interessado? Eu posso te dar algumas dicas… (na parte de regras, pois do resto, qualquer um pode jogar RPG). 😉

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: