Skip to content

Combates Lentos – Dicas para Acelerar!

maio 5, 2010

Pode demorar, mas um dia, esse “pequeno problema” irá chegar e ele poderá tirar a diversão da sessão e torná-laCombates Lentos entediante. Seja por ter grupos grandes, níveis altos, muitos PV’s, pouco dano…
Seu grupo anda reclamando dos combates demorados? Vocês gastam horas em um único encontro? Para isso apresento algumas dicas úteis que podem acelerar sem tirar a diversão.

Iniciativa fixa por sessão: esta é uma regra alternativa que pode ser aplicada no início da sessão, todos rolam iniciativa e definem a ordem do grupo e ela permanecerá até o fim da sessão. Isso ajuda a ganhar tempo no início dos encontros (mas é claro que o jogador que ficar por último pode não gostar muito, mas até uma explicação pode ser dada: o personagem dele não está em seus melhores dias e demora mais pra pensar… :P).

Iniciativa e ataque em conjunto: se o combate for contra grupos de inimigos (goblins e lobos, por exemplo) o mestre pode rolar uma iniciativa para os goblins e outra para os lobos (cada grupo age no seu tempo). Tirar iniciativa para cada leva certo tempo (podendo atrapalhar a ação da batalha).
O mesmo para os ataques, porém com grupos grandes, poderá desbalancear (todos erram ou todos acertam) então, divida os grupos em dois ou três (dependendo do número de inimigos).

Rolar ataque e dano juntos: sim isso ajuda (e muito), por exemplo, ao atacar com uma espada larga jogue o d20 e os 2d6 ao mesmo tempo, some os bônus, se o ataque acertar confira o dano, se não, apenas ignore. Vários kits de dados também são úteis (ao rolar 20d6 de dano de uma bola de fogo…).

Estipular tempo para as ações, o jogador já deve pensar na ação de seu personagem na rodada anterior, assim ele não precisa esperar sua vez para pensar (enquanto os outros jogadores morrem de tédio) se demorar demais, ele perde a vez! (Afinal, gastou o tempo pensando). Em D&D, uma rodada é apenas 6 segundos no tempo real de jogo…

No final, após fazer todas as suas ações, anuncie o fim da rodada (“Hummm… Minha vez? Já posso ir?”)

Pré-Rolagens: ainda é uma opção para mestres, tirar e anotar iniciativa (e até os ataques – por que não?) na ficha dos oponentes no momento da criação da aventura ou antes da sessão começar.

É isso pessoal, espero que estas dicas sejam úteis para vocês como foram pra mim (e se souberem de mais alguma, por favor, postem aqui!). Deixem seus comentários. Obrigado.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Silas C permalink
    maio 24, 2010 4:29 pm

    Eu já faço a rolagen de inimigos em conjunto e eu tenho um rolador de dados no meu celular,
    ai quando vejo que o tempo tá próximo do fim
    eu pego ele e faço uma rolagem de varios dados pro combate
    já sei os acertos e o dano bem rápido

    • Edu "Trevi" permalink*
      maio 24, 2010 4:42 pm

      Olá Silas! Obrigado pelo comentário! Legal a sua dica… hoje em dia, na era da ‘tecnologia de bolso’, você pode ter aplicativos bem legais no seu IPhone (como até tocar músicas de fundo na sessão com ele) ou seguir a idéia da 4ª edição de mestrar com um notebook. Aqui um utilitário da Wizards de rolagem de dados muito bom: http://www.wizards.com/dnd/dice/dice.htm

  2. novembro 13, 2011 2:23 am

    Mais uma dica, obrigado!

    Vou utilizar a regra do tempo, agora. Não quero ficar esperando meu grupo pensar no que deve fazer ou não durante muito tempo. Combate é combate, não é jogo de xadrez – é role-playing-game! Se o jogador não sabe diferenciar isso, então porque não convidá-lo para jogar uma partida de xadrez fora da mesa de jogo?

    Claro, não precisa ser tão radical. Mas é bom que todos tenham em mente a duração de sua vez de jogar.

    • Edu Trevisan permalink*
      novembro 13, 2011 12:21 pm

      O combate é a parte mais demorada de uma sessão de RPG, às vezes, chegando à durar mais de 3 horas de jogo… Fica todo esse tempo calculando números, pode não ser tão divertido…

Trackbacks

  1. 1d20 Dicas p/ Evitar Momentos Tediosos na Sessão | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: