Skip to content

Como Começar a Jogar RPG?

maio 2, 2010

Dados de RPGÉ muito fácil jogar RPG, para isso, você só precisa se reunir com os amigos (geralmente de final de semana ou em algum tempo livre para todos) em uma mesa (ou qualquer outro dependendo do lugar e espaço).

Um de seus amigos (ou você mesmo) será o narrador de uma história e os outros deverão pensar em personagens que irão interagir e viver aquela história.
Pegue a preferência do grupo e escolha o seu ‘cenário’ onde a história irá se passar (aventuras podem acontecer na era medieval, num mundo moderno ou até mesmo em um futuro distante). No RPG, o limite é a imaginação, poderá ser uma aventura com espadas e magia, armas de fogo ou carros voadores.

A idéia é que o narrador comece uma história e que envolva os outros personagens dos jogadores nela, juntos, vocês vão desenvolvendo uma história em conjunto. Situações são colocadas, ações e reações acontecem.

Pronto! Vocês já estão jogando RPG! Mas… se o limite é a imaginação, o que impede o meu personagem de sair voando por aí?

As regras.
Não existe jogo sem regras, e no RPG elas estão aí para tornar o jogo melhor, mais divertido e justo para todos. Por isso, existem diversos sistemas de RPG que utilizam regras diferentes para se jogar, cada um com seus livros básicos e complementos.

As regras definem se seu personagem consegue o sucesso (ou não) em determinada ação tomada, quais habilidades e poderes o seu personagem possui, quais e quantos idiomas o personagem conhece, etc…

Mas… qual sistema escolher? Sim são diversas opções, a melhor escolha pode variar dependendo do cenário que vocês escolheram e do estilo de jogo vocês jogam. Para começar, o ideal seria pegar sistemas iniciantes como o RPG Quest ou Primeira Aventura. Ou até mesmo o glorioso Dungeons & Dragons (D&D), GURPS, Daemon

Depois, vocês também podem utilizar, para o jogo ficar bem melhor, um tabuleiro e miniaturas (para representar melhor a posição dos personagens em um combate), mapas feitos em cartolina e outras idéias…
E nunca se esqueça do mais importante: divirta-se!

< < Guia: Como Começar a Jogar RPG? > >

Deixe o seu comentário! Críticas e sugestões são bem vindas!

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Mestre da Masmorra permalink
    maio 7, 2010 9:40 am

    Muito bom o post! parabéns pelo blog continue assim!

  2. João permalink
    maio 7, 2010 10:16 am

    Legal eu estou querendo começar a jogar d&d 4ªedição
    vou ser o mestre

  3. william permalink
    janeiro 4, 2011 11:04 am

    Primeiramente quero parabenizalo pelo site, muito bom cara!
    agora vem a duvidas hehe, há algum tempo eu joguei RPG com uns amigos, agora quero começar a jogar com o pessoal da vila e preciso de uma ajuda sobre os dados, pois não consigo me lembrar direito as funções de cada um
    Grato,

    Wil

    • Edu "Trevi" permalink*
      janeiro 4, 2011 2:19 pm

      Saudações Wil!
      Referente aos dados: depende muito do sistema do RPG. Em D&D por exemplo, você utiliza o d20 como dado principal para rolar os testes e ataques, já os demais ficam para os danos das armas e ataques ou demais testes… Se for em Storytelling (Vampiro, etc…) utiliza os d10.
      Valeu cara!

  4. william permalink
    janeiro 7, 2011 8:38 am

    Opa, valeu meu amigo, sobre o d20 eu me recordo que é o mais usado mais os outros lembro que tinham alguns caos especificos.

    Valeu pela ajuda.

Trackbacks

  1. Sistemas de RPG Gratuitos | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons
  2. Opções para um Brasileiro Começar a Jogar RPG em 2016 | Epic Kingdom RPG - Dungeons & Dragons

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: