Skip to content

Rolando Atrás do Escudo (Vantagens e Desvantagens)

abril 30, 2010

Escudo do Mestre

Muitos mestres, em algum momento de suas vidas, já devem ter se perguntado: usar ou não o escudo?
O escudo na verdade é um acessório muito útil que além de não mostrar as anotações sobre a aventura e os personagens, esconde as rolagens dos testes do mestre (“os orcs ouvem os personagens chegando?” “a armadilha é disparada quando o ladino cruza o corredor?” e até “o hobgoblin resiste ao teste de agarrar do anão?”) assim como os ataques (“o disparo do arco do kobold acerta a elfa?”).
É nessas horas que o mestre pode colocar mais emoção na aventura ou ajudar os personagens num momento crítico (colocando modificadores de -2/+2 nas jogadas ou até transformando uma ameaça de acerto decisivo num ataque comum que poderia ser vital contra o guerreiro muito ferido).
Porém, isso deve ser utilizado com muito cuidado ou os jogadores podem ficar mal-acostumados e começarem a fazer insanidades com seus personagens (achando que sempre terão a ajuda do mestre). Nisso, se alguma morte acontecer, os jogadores poderão ficar decepcionados, chateados e se virarem contra o mestre (e a culpa ainda será sua!). Vamos às vantagens e desvantagens que separei:

Vantagens:
– o mestre consegue ter um controle maior do jogo e consegue ajudar os personagens em momentos críticos que poderiam estragar uma campanha inteira.

– o mestre pode rolar testes escondidos e manter o suspense entre os jogadores.

– tira um pouco a menção de números e regras deixando mais espaço pra interpretação e diversão no jogo.

Desvantagens:
– os jogadores podem achar que o mestre está “roubando” e não confiar mais nele.

– os jogadores podem ficar mal acostumados, acharem que sempre terão a ajuda do mestre e que seus personagens são “imortais”.

Utilizá-lo ou não, pode ter mais vantagens do que desvantagens, mas estas têm
um peso bem maior como o perigo de a campanha acabar ou os jogadores perderem a confiança no mestre. Devemos lembrar que ele não joga contra os jogadores, o mestre age como um narrador e juiz de regras.

Eu optei por continuar utilizando meu escudo, acredito que mais pela parte de manter suspense e tirar um pouco a menção dos números e regras (tenho a CA e os PV’s de todos, ao rolar um ataque contra um personagem, eu já narro sem mencionar números: “é arremessado um machado contra você que resvala em sua armadura, mas não provoca danos maiores”, mas é claro que não se pode evitar sempre… “você tomou 10 de dano.

E você mestre? Usa ou não o escudo? Qual sua opinião? Tem mais alguma vantagem ou desvantagem em mente?

Anúncios
One Comment leave one →
  1. jralam permalink
    outubro 12, 2010 5:56 pm

    Eu uso escudo do mestre…
    Acho que todos Deveriam usar. não é atoa que existe o escudo.
    porém, é sim muito delicado ser o narrador, controlar o mundo e jogar os dados atrás do escudo, principalmente se algo é decisivo ao jogador ou não.

    Quando eu estou como narrador, eu tento manter os números tirados nos dados e ajudar os player de outro jeito que eles não percebam muito… e na maioria das vezes, eu deixo o player digamos que, se dar mal. Justamente para que não fiquem mal acostumados, achando que o mundo gira em torno deles. na minha sessão vários ladinos ja foram presos, alguns exilados ou perderão a mão, guerreiros ja foram aleijados, pernas ou braços, alguns ja ficaram cegos, magos ja perderam sua magia, etc… claro que nao faço a campanha para os Pj’s se darem mal, isso é praticamente escolha deles rs, na maioria eu salvo, outras eu deixo rolar, por que uma coisa muito facil acaba perdendo a graça + cedo ou + tarde.

    só altero o dado mais no role play, para os jogadores ficarem mais livres para tentarem fazer o que eles tem vontade…. mesmo assim ainda nao deixo eles agirem como se fossem do “circle de soleil” rs.

    é isso ae, tem que manter o equilíbrio, e a primeira coisa que o player que teve o personagem aleijado ou algo assim vem falar ao mestre, normalmente é: posso fazer outro personagem?
    mestre: pode, perde um nível e tudo o que tem com você, e o tesouro é tanto (uma quantia não muito baixa, mas abaixo da média) por que se não , eles vao querer ficar trocando de personagem sempre que algo um pouco alem do imaginado acontecer….

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: